Você está aqui:Home » Destaque » DIA NACIONAL DE LUTAS DOS TRABALHADORES

DIA NACIONAL DE LUTAS DOS TRABALHADORES

O movimento denominado Dia Nacional de Lutas dos Trabalhadores, para o Sindicato dos Portuários RJ na verdade foram dois dias. Os dias 10 e 11 de Julho foram marcados por uma grande mobilização da Categoria Portuária Fluminense.

Em 10/07 foi realizado Ato Público em frente à sede da CDRJ com as principais reivindicações da classe trabalhadora portuária, dentre elas: Gestão da Autoridade Portuária exclusiva por técnicos de carreira, a regulamentação da Guarda Portuária, aumento real no Acordo Coletivo de Trabalho, a não terceirização da Atividade Portuária, saldamento da divida do Governo Federal com o Portus e adesão dos novos empregados ao Instituto de Seguridade, além de operação padrão em todos os setores da Empresa.

Na ocasião o presidente da empresa Jorge Mello disponibilizou uma reunião imediata com os aposentados para esclarecimento de questões de aposentadoria.

Após o Ato Público um grupo de guardas portuários que esteve presente durante todo o evento reuniu-se com a direção sindical. O Presidente do Sindicato, aproveitou a oportunidade para relatar que foi procurado pelo Ministro dos Portos, para questionar os motivos da mobilização do dia 10/07, e que tinha respondido que a razão era a questão da regulamentação da Guarda Portuária que deixasse clara a impossibilidade de terceirização da atividade, o aumento real e avanços nas cláusulas sociais do ACT, disse ainda que o Ministro dos Portos, naquela ocasião, garantiu que a Guarda Portuária não seria terceirizada e que a regulamentação será discutida com a FNP e sindicatos.

Os guardas, apesar do reconhecimento do trabalho sindical e dedicação à sua categoria profissional, reforçou a necessidade mais incisiva nas seguintes questões: Uniforme que não é fornecido pela empresa, o porte de armas, as condições precárias de trabalho, a gestão, entre outros. A direção do Sindicato afirmou que apesar de diversas correspondencias ou mesmo denuncias já terem sido feitas, irá reiterar oficialmente aos órgãos competentes.

 

O segundo dia de lutas, que aconteceu ontem (11/07), foi marcado pelas centrais sindicais como forma de manifestação nacional e o Sindicato dos Portuários RJ aderiu totalmente e realizou novamente operação padrão em todos os setores e ato público em frente à sede da CDRJ.

Além disso, nosso Sindicato uniu-se às centrais sindicais e outros sindicatos na passeata que aconteceu às 15h da Candelária a Cinelândia, levando faixas com suas reivindicações e caminhando pelas ruas com a certeza de que, QUEM LUTA CONQUISTA!!!

 

comentários (2)

  • Portuarios Rio

    oi

    Responder
    • Isabel

      Ole1…Ne3o se esquee7am de levar uns tomates e uns ovos para fazer uma omtleea com os poledcias como ingrediente principal…Continuo sem entender a fixae7e3o da malta com a Assembleia da Repfablica… Aquilo e9 apenas a Secretaria!!!!Abr

      Responder

Deixe um comentário

© 2013 PortuariosRio. Desenvolvido por WxQuatro

Voltar para o topo