Ministro e representantes de sindicatos debatem crise do Portus – PortuariosRio
Você está aqui:Home » Deu na Mídia » Ministro e representantes de sindicatos debatem crise do Portus

Ministro e representantes de sindicatos debatem crise do Portus

Uma reunião entre o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro Silveira, e representantes dos sindicatos ligados ao setor dos trabalhadores portuários pode ser mais um passo em direção à solução do impasse do Fundo de Pensão dos Portuários (Portus).

O encontro, solicitado pelo Federação Nacional do Portuários (FNP), acontecerá na próxima sexta-feira (03), em Brasília.

O grupo de trabalhadores pretende apresentar pontos principais para avaliação de Silveira. A primeira solicitação é para que o ministro possa agilizar o agendamento de uma reunião de conciliação entre os ministérios do Transportes e do Planejamento, representantes do Portus e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), que havia sido solicitada pela categoria há mais de 40 dias.

Os sindicalistas também pedem a liberação dos recursos federais que estão bloqueados na Justiça. No começo do mês, o deputado federal João Paulo Papa (PSDB) havia solicitado a Silveira que tratasse deste assunto com o Ministério da Fazenda.

Com cerca de R$ 3 bilhões de deficit, em 2011, a Previc decretou intervenção no fundo de pensão. Em abril deste ano, foi aplicado reajuste à contribuição paga pelos participantes da ativa, que passou de 9% para 27,75%. Já para  assistidos e pensionistas esse percentual passou de 10% para 28,77%. O reajuste está suspenso por força liminar.

 

Fonte: A Tribuna

Deixe um comentário

© 2013 PortuariosRio. Desenvolvido por WxQuatro

Voltar para o topo