Sindicato dos Portuários do RJ cobra posicionamento do Instituto PORTUS

Na manhã da última quarta-feira (24) diretores do Sindicato dos Portuários do Rio de Janeiro participaram de reunião,  presidida pelo novo interventor José Pereira Filho, para cobrar um posicionamento sobre o futuro do Instituto PORTUS na própria sede da entidade. Segundo relatos dos companheiros presentes, o novo interventor mostrou-se bastante receptivo e otimista quanto à recuperação do fundo.

Durante o encontro, o Sr. José Pereira Filho declarou que o Governo Federal não pretende liquidar o PORTUS, sinalizando também que o maior esforço deverá ser das empresas patrocinadoras juntamente com a Secretaria Especial dos Portos (SEP), o Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST) e a Superintendência da Previdência Social (PREVIC).

O diretor de assunto dos aposentados  Kléber Correa, demonstrou sua preocupação com a mudança da antiga interventora Maria Batista da Silva e com os desdobramentos das questões financeiras referentes ao PORTUS. Em resposta à preocupação do companheiro, o interventor José Pereira Filho afirmou que, agora que assumiu a pasta, tomará conhecimento sobre o montante que envolve o débito das patrocinadoras, como também o cenário atual da dívida do fundo.

Entre os presentes deu-se um longo debate sobre um novo plano para captação de novos assistidos (previdência privada para novos empregados do tipo contribuição definida – CD) e recuperação do plano atual (PB1), com os devidos ajustes.

Nossos três representantes, os diretores Kléber Correa e Jorge Drummond e a diretora Nildes Sampaio, concordaram que se inicia agora mais uma etapa rumo à recuperação do fundo.

Segundo Jorge Drummond, “o interventor solicitou apoio político com o intuito de garantir mais fundos para o PORTUS, além de uma reunião com todos os representantes dos Sindicatos a nível nacional e Federação para que seja definido um posicionamento único de apoio ao PORTUS

Seguiremos cobrando os órgãos públicos e autoridades para que essa situação seja solucionada de maneira mais rápida possível. Companheiros e companheiras, contamos com seu apoio! QUEM LUTA CONQUISTA!

 

Beatriz Bandeira

Cientista Política do Sindicato dos Portuários do RJ