Companheiras e companheiros, celebramos no dia 28 de janeiro o Dia do Portuário. A data, que consagra um fato histórico – a abertura dos Portos às Nações Amigas em 1808 – também é uma oportunidade para nos confraternizarmos, nós os trabalhadores e trabalhadoras dos portos em todo o Brasil. Afinal, representamos a verdadeira essência da atividade no país.
Os portos são uma das principais portas de entrada/saída de cargas e passageiros. No topo deste cenário existe o trabalho realizado por nós. Somos todos portuários, desde os avulsos, empregados das Companhias Docas, dos arrendatários, dos portos privados e aposentados, que ajudaram e ajudam na construção do Brasil.
Atuamos no controle, na manutenção, na segurança do trabalho e de nossas fronteiras, na movimentação de cargas e passageiros dentro e fora dos portos. Sempre lutamos por nossos direitos. Inúmeras foram as batalhas travadas ao longo desses anos em prol do reconhecimento de nosso trabalho e no desenvolvimento do nosso país. Desde a União dos Portuários do Brasil, passando pela Lei da Modernização em 1993 e pela a Nova Lei dos Portos em 2013, até os dias de hoje não foi diferente. Conquistamos inúmeros benefícios como a confirmação do trabalho portuário como categoria diferenciada.
Sabemos que este é um momento difícil para a classe trabalhadora, mas conhecendo a disposição e a união dos portuários temos forças a conquistar dias melhores. Por isso nós, do Sindicato dos Portuários do Rio de Janeiro, deixamos nossos Parabéns a todos os portuários, ativos e aposentados, nesta data histórica. Agradecemos o empenho, a dedicação e a confiança de todos os trabalhadores que fazem a luta valer a pena todos os dias.