O Juiz Paulo Maurício Simão Filho determinou nesta sexta-feira (14) a reintegração de posse de uma área do Complexo Logístico Industrial do Porto de Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense. A área está ocupada por agricultores desde o dia 19 de abril.
A reintegração foi pedida pela Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro (Codin) e pelas empresas Porto do Açu Operações S/A e Grussaí Siderúrgica do Açu.
Segundo os agricultores, a área de 75 mil metros quadrados está ocupada por cerca de 200 pessoas. O grupo afirma ter recebido indenizações irrisórias na desapropriação para construção do porto, em 2009.
De acordo com a decisão, “o distrito industrial e a área desapropriada foram estabelecidos por meio de Decretos Estaduais e Lei Municipal. Só por outros Decretos ou Leis podem ser revogados, mas nunca por decisão do Poder Judiciário, sob pena de ofensa ao princípio da separação dos Poderes”.
A reportagem entrou em contato com a empresa que administra o Complexo Logístico Industrial do Porto de Açu e a mesma informou que não vai se pronunciar.
Em nota, a Codin informou que “é uma decisão judicial diante de uma invasão em uma área do Distrito Industrial”. A nota diz ainda que a decisão é importante para o desenvolvimento econômico da região.
Fonte: G1