Conforme agenda de compromissos, nosso Sindicato, em conjunto com os demais sindicatos dos portuários de norte a sul do Brasil, prosseguiu extensa programação em Brasília.
Na última terça-feira (25) estivemos reunidos no Ministério dos Transportes, Portos e Aviação para tratar de Acordo Coletivo de Trabalho. Giannetto se manifestou apontando as dificuldades e a insistentes tentativas por parte da Presidência da CDRJ de tirar direitos consolidados há décadas em ACT’s, bem como alterações em ações unilaterais a exemplo a mudança da metodologia de cálculo das horas extras que é aplicada por determinação judicial desde 1999, entre outras. Nesta reunião, o Secretário Executivo do MTPA, no que tange ao ACT, se comprometeu a reunir-se com o Secretário Nacional dos Portos, o SEST (antigo DEST) e a FNP no intuito do consenso.
No dia 26, seguindo a programação, o secretário geral do sindicato Djalma esteve na parte da manhã na Federação para avaliação das contas da FNP referentes ao exercício 2016. Nesta mesma data, o presidente Giannetto reuniu-se com o chefe de gabinete do MTPA e também presidente do Consad, no próprio Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, para tratar do ACT e demais problemas que ocorrem com a presidência da CDRJ. Enquanto isso, a diretora para assuntos previdenciários Nildes e o diretor presidente da APP – RJ e também diretor de aposentados Kleber estavam reunidos no Ministério da Fazenda com técnicos do Planejamento, Previc e Subsecretaria de Previdência Complementar, onde cada vez mais ficou declarada e evidente a situação gravíssima do PORTUS causada pela União por tomada de diretrizes governamentais equivocadas, entre outros problemas de origem de gestão.
Na parte da tarde nos reunimos na Federação Nacional dos Portuários na presença da Dra Raquel, advogada da Federação, para deliberar estratégias e encaminhamentos conjuntos no que se referem ao Portus e ao Acordo Coletivo de Trabalho.
Hoje, de volta ao Rio de Janeiro, apresentaremos o direcionamento que obtivemos, na ocasião da reunião mensal da Diretiva de maneira que, na assembleia já convocada para o dia 01/08/17, a Categoria tome conhecimento e delibere quanto às ações a serem tomadas.