Na manhã desta quarta-feira (19) o Sindicato dos Portuários do Rio de Janeiro esteve em reunião na SEP com o Ministro, Secretário Executivo, FNP e demais sindicatos.
PORTUS
Mais uma vez o assunto em pauta na SEP inclui a situação do Portus, Previdência Complementar dos portuários. O Fundo de Pensão tem dificuldade de pagar os benefícios dos assistidos devido à inadimplência das Patrocinadoras – Companhias Docas – e da União como sucessora da extinta Portobrás.
Os ministérios desde a SEP, Planejamento até a Casa Civil mostram-se envolvidos e comprometidos com a causa. Enfim, é o Governo Federal que está afirmando o seu empenho em resolver essa questão. E vai resolver!
Para o Presidente do Sindicato dos Portuários do RJ, Sérgio Giannetto, o que está acontecendo é considerado um avanço pois ainda que a questão central não tenha sido resolvida, a negociação com o Governo Federal continua, sem que o Portus tenha que vender seus ativos para cobrir o deficit mensal.
Quanto à boatos e comentários entre os portuários, inclusive afirmativas pessimistas tentando desmotivar a Categoria, Giannetto afirma: “Devemos ter cuidado com boatos, pois nada somam na luta. Precisamos ser realistas e atentos, porém, não dar ouvidos àqueles que tem como meta fazer a política do “quanto pior, melhor””.
GUARDA PORTUÁRIA
A Guarda Portuária também é tema de pauta na reunião. Os trabalhadores debateram propostas de regulamentação. A Categoria, através dos seus sindicatos, defende a normatização sem terceirização.
Por Patricia Gavazzoni, assessora de comunicação do Sindicato dos Portuários do RJ
(21) 2516-1816