O presidente da CDRJ, Helio Szmajser, e o presidente do Sindicato dos Portuários do Rio de Janeiro, Sergio Giannetto, assinaram nesta sexta-feira (6), no Gabinete da Presidência, o Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2014/2015.
Sérgio Giannetto registrou que as negociações ocorreram pelo trabalho da comissão paritária, através das decisões em assembleia e em contínua conversação respeitosa com a CDRJ. Portanto não se justifica a interferência intempestiva do DEST – o importante Departamento do Ministério do Planejamento, cuja atribuição é o acompanhamento de planejamentos orçamentários das sobre as estatais. Para o presidente do sindicato, está correto o papel da CDRJ em se se alinhar com as determinações do governo federal, mas que isso não pode acontecer após o encerramento das negociações. Giannetto ressaltou ainda a importância de se agilizar os procedimentos de negociação para 2015/2016 de forma que, tempestivamente seja fechado o Acordo com a assinatura do documento sem que haja demorada como vem acontecendo nos últimos anos.
Por parte da CDRJ, o documento foi testemunhado pelo diretor de Administração, Finanças e Recursos Humanos, Airton Amaral, e pelo superintendente de Recursos Humanos, Enio Fonseca. Pelo Sindicato, testemunharam a diretora da Federação Nacional dos Portuários para assuntos das mulheres, Nildes Sampaio, e o secretário de Imprensa e Comunicação do Sindicato, Ricardo Brandão.
Na oportunidade, Dr. Helio Szmajser agradeceu ao Dr. Airton Amaral, ao Enio Fonseca e à Nildes Sampaio por terem sido incansáveis nas negociações para fechar o ACT.