Burguesia tenta ganhar os sindicatos

A eleição do quinto maior sindicato do País e o maior do Paraná, a APP-Sindicato (Sindicato dos Professores e Funcionários da Educação) será em setembro, e nessa semana encerram-se as inscrições de chapas. A imprensa golpista, ao contrário do que costuma fazer em eleições sindicais, dá um destaque especial para essa eleição. Isso porque uma chapa de direita e patronal se apresenta no pleito.

Jornais do Paraná fazem propaganda da chapa de “oposição” que tem à frente Isabele Félix Pereira, que já começa dando o recado: “a última coisa que vou fazer é greve”. Isabele é filiada ao Partido Novo, partido ultra-direitista que surgiu financiado pelos capitalistas que estavam por trás das articulações golpistas no País, como o Itaú. Como é tradicional, a direitista é apresentada como uma candidata “neutra” em oposição aos “terríveis” sindicalistas ligados à CUT, ao MST e ao PT. É o velho golpe da direita que se esconde atrás da “imparcialidade” para defender sua política inimiga dos trabalhadores.

Não existe nenhuma dúvida que a chapa da oposição é liderada por uma “pau mandado” de Beto Richa (PSDB), governador do Paraná. APP-Sindicato tem sido o principal fico de resistência ao governo tucano. Em 2015, Richa quase foi derrubado depois de uma greve e uma enorme mobilização dos professores e servidores que foram brutalmente reprimidos pela polícia do estado.

Esse caso, em se tratando da direita em um sindicato tão importante quanto este, é muito mais do que um caso isolado. Essa é uma política que a burguesia e a direita querem colocar em prática para o movimento sindical em geral. A intervenção nos sindicatos através de chapa patronais é uma das maneiras de os patrões tomarem conta dos sindicatos.

Nesse sentido, é preciso denunciar e combater a chapa patronal da direita coxinha na APP-Sindicato. É preciso impor uma derrota não só nas urnas, mas principalmente uma derrota política da direita. É preciso expulsar a direita patronal dos sindicatos.

 

Fonte: Diário Online – Causa Operária