Conforme Assembleia realizada no dia 22/10, a categoria portuária da CDRJ, está em greve de advertência. O movimento começou as 07h do dia de hoje 07/11 e permanecerá por 24h, acabando as 07h de amanhã 08/11 e está sendo muito bem sucedido, com adesão total dos trabalhadores.
A greve acontece diante do descaso da CDRJ com a categoria e as reivindicações em pauta são as mesmas que vem sendo discutidas há um tempo, inclusive entre o Governo e os trabalhadores, que são:
a) Pelo aumento real de 5% e produtividade de 5% além da reposição salarial;
b) Pelo avanço nas cláusulas socioeconômicas do Acordo Coletivo de Trabalho;
c) Revisão das promoções por mérito;
d) Pela regulamentação da Guarda Portuária com a participação efetiva dos trabalhadores;
e) Pagamento de extraordinários, a razão de 100% nos dias trabalhados em feriados, conforme Acordo Coletivo de Trabalho;
f) Reenquadramento imediato dos aposentados conforme Acordo Coletivo de Trabalho;
g) Revisão do enquadramento dos ativos, de acordo com proposta laboral na comissão paritária instituída para cumprimento do ACT.
O presidente do Sindicato dos Portuários do Rio de Janeiro, Sérgio Giannetto, afirma que o movimento grevista que está acontecendo já atingiu seu principal objetivo. “A Categoria quando aprovou a greve em assembleia está demonstrando que não aguenta mais ser enrolada, o acordo que deveria ser assinado em Junho ate agora não aconteceu e as demais reivindicações são direitos constituídos. Não podemos mais permitir isso!”
Uma nova assembleia esta marcada para o dia 12/11 no mesmo local, para decisão de possível greve por tempo indeterminado com a mesma pauta.
Fotos: Nando Neves
Por Patricia Gavazzoni, assessora de comunicação do Sindicato dos Portuários RJ
Ronidodge