Plenária Nacional Portuária acontece no RJ

Reunidos no auditório do Prodigy Hotel Santos Dumont no centro do Rio de Janeiro, portuários de todo o Brasil participaram da Plenária Nacional dos Portuários.  O evento, que começou na manhã de ontem (09/03) se estendeu até a tarde desta sexta-feira (10/03) e contou com a participação de dirigentes sindicais, representantes das Centrais e trabalhadores de todo o país.

Organizada pelas três Federações que representam a categoria – a Federação Nacional dos Portuários (FNP), a Federação Nacional dos Estivadores (FNE) e a Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, Vigias Portuários, Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Amarradores de Navios , nas Atividades Portuárias (FENCCOVIB) a Plenária tem como foco as Reformas Trabalhista e Previdenciária, a reestruturação das Administrações Portuárias, as privatizações e terceirizações e a questão do PORTUS, além de outros temas de interesse portuário.

No primeiro dia de debates os assuntos mais comentados foram a Reforma da Previdência e a proposta de modificação da Lei Nº 12.815/13 elaborada pela Federação Nacional dos Operadores Portuários (FENOP). A mesa de abertura contou com o presidente da FNP, Eduardo Lírio Guterra e os presidentes da FECCONVIB e FNE, Mário Teixeira e Wilton Ferreira Barreto que deram o tom das discussões.

Dando boas-vindas aos portuários e portuárias presentes, Guterra falou sobre a importância da união de todos os trabalhadores na luta contra as Reformas Trabalhista e Previdenciária. Afirmou que essa é uma luta nacional que deve ser abraçada por todos os trabalhadores, principalmente os portuários. Na sequência, Mário Teixeira fez uma exposição sobre os aspectos gerais da Reforma da Previdência, apontando para os impactos negativos da mesma sobre os trabalhadores, principalmente rurais e mulheres.

Encerrada a mesa de abertura, o debate estendeu-se aos participantes que expuseram suas preocupações e trouxeram propostas de mobilização. 

Findadas as falas, os presidentes da FNP e da FNE agradeceram as contribuições de todos os participantes e convidaram a todos para o  último dia de debates de onde sairão os encaminhamentos de mobilização regionais e programação para a paralisação nacional do dia 15 de março.

Já no segundo dia da Plenária foi traçado encaminhamentos para a mobilização, aprovada por unanimidade, que acontecerá no dia 15 de março em todo Brasil. O deputado Gláuber Braga esteve presente na ocasião dando seu apoio mais uma vez à Categoria Portuária.