Na manhã de hoje o Sindicato dos Portuários do Rio de Janeiro realizou assembleia específica para tratar do assunto PORTUS.
Na ocasião, o presidente do Sindicato, Sérgio Giannetto, indicou a proposta para o equacionamento do déficit do plano de benefício PBP 1, pré-aprovada em reunião juntamente com a Federação Nacional dos Portuários e os demais sindicatos portuários do Brasil.
A referida proposta consiste em aceitar o cenário 5, dentre os 30 propostos pelo Instituto de Seguridade, que no entendimento nacional é o menos danoso para os participantes, assistidos e pensionistas e foi aprovada pela maioria dos votantes presentes.
Tal cenário consiste nos seguintes percentuais adicionais sobre a contribuição dos participantes: Em torno de 47,9% – Ativos e 178% – Assistidos, e inclui também a criação de um grupo de trabalho a nível nacional junto ao PORTUS para definir os termos do acordo.
Também compareceu a assembleia o consultor de assuntos previdenciários, contratado pelo sindicato, que esclareceu todas as dúvidas da categoria.