Infelizmente perdemos hoje um grande trabalhador portuário. Sebastião Fonseca, 87 anos, foi um guerreiro que participou ativamente do movimento de trabalhadores desde a saudosa União dos Portuários do Brasil (UPB), criada em 1946.
Vindo de Aracaju, iniciou sua trajetória no porto do Rio como ferreiro da Divisão de Conservação e Obras da administração portuária. Logo depois, já militante da UPB, integrou a chapa “Unidade e Luta” e atuou em três gestões consecutivas (1959-1961; 1961-1963; 1963-1965 – interrompida em 1964 pelo golpe militar). Durante esse período trabalhou como Diretor de Patrimônio e também como responsável pelo Departamento de Comunicação, garantindo a confecção de faixas e comunicados da entidade.
Tião, como era carinhosamente chamado, participou do histórico Comício da Central do Brasil realizado em 1964, que antecipou o golpe militar que destituiu o presidente João Goulart. Na ocasião, representou a UPB e os portuários do Rio de Janeiro.
Nas vésperas do 36º Aniversário do Sindicato dos Portuários do Rio de Janeiro, tivemos a honra de entrevistar o companheiro Tião. Durante a conversa, em todo tempo, ele deixou transparecer seu amor pelo porto, pelo trabalho portuário, pela atividade sindical e, principalmente, pelo país. Em certo momento, contou-nos sobre o difícil período da ditadura relatando as repressões e violências praticadas pelo regime. Disse como resistiu à tortura e a prisão (primeiro no DOPS e depois no presídio Frei Caneca) e como enfrentou seus torturadores. Contou ainda como carregava a marca deixada pelas agressões sofridas. E como lutou para ser anistiado.
Foi uma oportunidade muito rica e inspiradora para nós estar na presença do camarada Sebastião. Hoje ele nos deixa um legado de luta, sabedoria, ética e responsabilidade, além da certeza de ter sido um grande guerreiro e defensor da categoria portuária. Nós, do Sindicato dos Portuários do Rio de Janeiro, engrandecemos sua personalidade e seu passado de glórias e estendemos nossos sentimentos a todos os seus familiares e amigos.
Sebastião Fonseca: PRESENTE!
Direção do Sindicato dos Portuários do Rio de Janeiro.