O Sindicato dos Portuários do RJ e demais sindicatos de Norte a Sul do Brasil, se juntarão às três federações portuárias – Federação Nacional dos Portuários (FNP), Federação dos Estivadores (FNE) e Federação Nacional dos Avulsos (Fenccovib), em uma plenária conjunta nos dias 27 e 28 de junho, em Belém – capital paraense, para tratar dos desdobramentos da nova legislação portuária.
Durante a tramitação da Medida Provisória 595/12 que deu origem a Lei dos Portos (12.815/13), por meio da mobilização unificada encabeçada pelas três federações, os trabalhadores conseguiram alterações no texto da Medida para preservar os direitos da categoria e ainda ampliar garantias.
Segundo o presidente da FNP, Eduardo Guterra, com a nova realidade jurídica do setor, os sindicatos precisam padronizar as estratégias de luta para defender os direitos dos trabalhadores.
No encontro serão discutidos os impactos diretos, indiretos, negativos e positivos da nova lei, sobre os trabalhadores. Pretende-se, ainda, traçar estratégia para evitar eventuais distorções de interpretação da lei por parte dos empresários ou da Justiça.
Para o presidente do Sindicato dos Portuários RJ, Sérgio Giannetto, os portuários representados pelas três federações, devem sair unidos para ações conjuntas que resultem em ganhos reais na remuneração e avanços nas questões sociais.
ITAGUAI ( antonio docas )